Páginas

Postagens populares

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Casa solar pré-fabricada digitalmente pode ser construída em duas semanas

Casa-solar-pre-fabricada-digitalmente-1

Não há dúvidas de que a fabricação digital esteja revolucionando o design, a produção e a distribuição dos produtos, mas essa tecnologia agora também contribui para a fabricação de residências, tornando mais fácil e rápido criar, pré-montar e concluir casas totalmente personalizadas.

Casa-solar-pre-fabricada-digitalmente-2

Construída no início deste ano, em Barcelona, a Solar House 2.0 (também chamada Endesa Pavilion) é uma casa com fachada angulada e equipada com painéis solares.

As angulações com painéis são diferentes umas das outras para melhor se adaptarem ao posicionamento do sol ao longo do dia – cada angulação foi pré-determinada e ajustada em um computador antes da construção da fachada. A configuração da estrutura e a personalização do tamanho das janelas também controlam o ganho do interior com o aquecimento solar.

Casa-solar-pre-fabricada-digitalmente-3  Casa-solar-pre-fabricada-digitalmente-6

O melhor de tudo é que o método de fabricação digital muda a forma como as casas são construídas, já que cada peça irregular é pré-moldada por uma máquina que não trabalha apenas com peças de mesmo tamanho, o que otimiza a produção. Fora isso, ainda há a possibilidade de modificar a escala das construções, graças ao software e aos algoritmos usados.

O líder do projeto, Rodrigo Rubio, do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, compara a casa a um quebra-cabeça, no qual as peças da casa são pré-fabricadas e ligadas a uma estrutura convencional. A equipe levou três semanas para pré-fabricar os vários componentes e apenas duas semanas para finalizar a construção.

Casa-solar-pre-fabricada-digitalmente-5

Este protótipo mostra como as construções podem ser digitalmente pré-fabricadas para se tornarem mais dinâmicas e com climatização apropriada, independentemente da localização, além de demonstrar como ferramentas digitais podem permitir que o ser humano vá muito além das formas rígidas e padronizadas de construção.

Mais informação no site do Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (vía FastCoDesign).



Fonte: treehuger.com.br (Descubra o verde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*