Páginas

Postagens populares

domingo, 21 de agosto de 2016

Como Fazer Um Vaso De Cimento Para Bonsai

Para iniciar  você vai precisar de um recipiente para fazer a massa de cimento, se não tiver uma a mão pode ser feita no chão mesmo desde que esteja limpo.
recipiente para a mistura da massa
Recipiente para a mistura da massa
A medida usada no vaso aqui do blog foi uma medida de 50% de areia peneirada e 50% de cimento.
areia já peneirada
Areia já peneirada
Para uma perfeita uniformidade, se puder usar um vidro mesmo que seja usado como esse da foto vai ser muito bom.
Vidro para a construção do vaso
Vidro para a construção do vaso
Em seguida você vai precisar de uma caixa ou algum outro recipiente para fazer um bolo de areia úmida (como nos tempos de criança, rsrs), lembrando que a areia não deve estar molhada apenas úmida por que senão a massa de cimento não adere ao bolo. Vale lembrar que a areia deve estar peneirada para ser mais fácil o processo de raspagem.
caixa de papelão usada como forma
Caixa de papelão usada como forma
areia úmida dentro da caixa pronta
Areia úmida dentro da caixa pronta
Bolo de areia úmida feito com a caixa de papelão
Bolo de areia úmida feito com a caixa de papelão
Para fazer a raspagem você vai precisar de um perfil que pode ser feito de acrílico, madeira ou até mesmo com uma chapa de aço. No meu caso peguei um acrílico e fui lixando até ficar o desejado. Depois vá raspando e modelando a areia até atingir a forma de um vaso. Isso fará com que no final do processo você tenha um vaso uniforme e fino.
Processo de raspagem do bolo de areia úmida
Processo de raspagem do bolo de areia úmida
Em seguida cubra aos poucos com cimento o bolo de areia úmida usando uma colher debaixo pra cima.
Início da cobertura com massa sobre o cimento úmido
Início da cobertura com massa sobre o cimento úmido
Veja por cima como ficou a massa de cimento por cima do bolo de areia úmida. O aconselhável é deixar secar por uma hora se o sol estiver forte ou 2 horas se o clima estiver úmido. Isso facilitará muito o processo de raspagem.
Massa de cimento cobrindo o bolo de areia úmida
Massa de cimento cobrindo o bolo de areia úmida
Na sequência inicie a raspagem do cimento com o perfil. CUIDADO! Faça bem aos poucos e bem leve porque senão a massa se quebra e precisará iniciar o processo de secagem tudo de novo.
Processo inicial de raspagem
Processo inicial de raspagem
Uma dica importante é usar um  risco no vidro ou no lugar onde colocou seu vaso pra fazer. Isso fará com que seu vaso fique com as bordas bem retinhas e dará uma largura uniforme em todas as paredes do vaso.
Processo final de raspagem
Processo final de raspagem
O processo de raspagem é muito demorado, portanto tenha muita paciência.
Para fazer os pezinhos do vaso é só cobrir um pouco o fundo com a massa e esperar em torno de trinta minutos para a secagem. No meu caso, usei um cartão telefônico usado para modelar e ficar bem alinhados ao vaso.
Formação dos pezinhos
Formação dos pezinhos
Também nesta etapa faça os furos de drenagem do vaso. Poderá usar alguma coisa redonda e do tamanho que combine com o vaso. Para estes dois furos usei um pedaço de mangueira velha, cortei e fui rodando aos pouquinhos para não correr o risco de quebrar o vaso.
Formação dos pezinhos
Formação dos pezinhos
Nesta foto você vê o vaso já pronto, mas não pense que é só secar. Deixe secar por dois dias ao sol  e em seguida retire a areia com cuidado de dentro do vaso, se possível com  água. Depois disso deixe secar  por mais um dia.
Vaso pronto indo para a secagem
Vaso pronto indo para a secagem
Logo em seguida, mergulhe o vaso na água e o deixe submerso por três dias seguidos. Isto ajuda a fortalecer o cimento do vaso num processo chamado de vitrificação. Então não é qualquer batidinha ou tombinho que vai quebrar o vaso.
Vaso já pronto e seco
Vaso já pronto e seco
Espere mais um dia de secagem ao sol e lixe bem o vaso por fora e pode pintar com tinta. Não use tinta na parte interna do vaso, pois isso dificulta a respiração do vaso, lembrando que se você deixar o vaso sem tinta por dentro e por fora aumentará a aeração do substrato ajudando ainda mais no crescimento de sua planta.
Estes vasos ajudaram e muito para o crescimento de minha pequena coleção. Espero ter ajudado a vocês com minha pequena experiência.
Escrita por Mac Donald Fernandes
___________________________________________________________
"Olá pessoal, 

estou postando uma experiência que consegui realizar. Vendo o vaso que o Lando fez, utilizei a técnica da ocagem pra fazer este. O complicado é misturar o cimento à argila. Bem, vou detalhar melhor. 

-Comprei argila que se consegue fácil em casas de flores ornamentais (pelo menos é fácil aqui em BH); 
-para este vaso misturei cerca de duas colheres de pedreiro de areia, três de cimento e duas de filito (um pó que ajuda o cimento a secar mais rápido) com mais ou menos 1 quilo deargila
-misturei primeiro o cimento, a areia e o filito, depois juntei a argila, que deve ficar uma mistura homogênea, deve-se bater bem para deixar a massa única e sem ar nenhum; 
-fiz um "bolo" quadrado com 26x17x7cm; 
-cortei com uma linha uma tampa para nivelar a massa; 
-cortei com faca as pontas e arredondei com a mão molhada; 
-fiz a ocagem do centro deixando uma base de uns 4cm; 
-passei a mão molhada para deixar nivelado e liso; 
-deixei secar e com uma outra placa como a que usei embaixo para virar e fazer os pés. è só cortar o meio do vaso como uma faixa grossa; 
-depois de deixar secar até o outro dia (comecei o vaso às 17h e terminei às 21h, 28/01), coloquei o vaso em uma bacia com água para vitrificar, assim como vi a informação no site do bergson. por 72h; 
-retirei e deixei secar à sombra; 
-notem que não fiz furo de drenagem, vou fazer depois com furadeira; 
- no final o vaso ficou com 19,5x14,5x5,5cm; 
-o que sobrou de argila dá pra fazer outro vaso mas se técnica de ocagem, mas deu uma chuva e este vaso ficou próximo da saída de água da calha e partiu. 
vaso ficou com bordas muito grossas, no próximo vou tentar afinar um pouco. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*